Sobre...
O Projeto
Os Produtos
Pinholes
Clipping
   Parceiros
FUMEC
UNISOL
Café com Letras
Grampo
Quina
   Arquivos
03.09
04.09
05.09
06.09
07.09
08.09
09.09
10.09
11.09
12.09
01.10
04.10
05.10
06.10
07.10
08.10
09.10
10.10

sábado, 30 de maio de 2009

Hoje na aula de criatividade nós - alunos na FUMEC - fomos junto com alunos da comunidade do Aglomerado da Serra para a Casa do Baile, na Pampulha, visitar a exposição do Projeto 111 BH (111 pinholes em comemoração aos 111 anos de Belo Horizonte) e participar de uma oficina de pinhole com o coletivo responsável por esse projeto:

http://111bh.wordpress.com/about/

A fotografia pinhole (buraco de agulha) é uma técnica de fotografia que usa cameras escuras produzidas a partir de latas de alunio, caixas de papelão, ou outra solução que viabilize um receptaculo escuro somente com uma entrada de luz por um buraco feito com uma agulha.

A tarde foi ótima, muito produtiva. Um ônibus cheio de alunos (dentre os quais haviam crianças que estudam da Escola Pe. Guilherme Peters e adultos que participam do ASAS).

No primeiro momento, o pessoal do 111 BH apresentou um breve histórico sobre a invesão da fotografia e seus processos: físico e químico. No segundo momento fomos apresentados às câmeras construídas com latas e caixas e saímos para fotografar os arredores da Casa do Baile - cada aluno com uma ou duas câmeras. Depois de capturadas as imagens fomos, de grupo em grupo, para o laboratório (improvisado ali mesmo) aprender o processo químico de revelação.




















No final do dia, os resultados:


















Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hoje a oficina de audiovisual aconteceu na FUMEC. Discutimos e a avaliamos as filmagens feitas nas aulas anteriores. Percebemos a evolução na qualidade das filmagens de uma semana para outra. Discutimos a necessidade de distanciar o olho da câmera, não fazer da câmera o nosso olho, mas um enquadramento, uma decisão a ser pensada antes de ser realizada.

No segundo momento minutamos os vídeos e escolhemos 18 cenas para integrar os flipbooks. Para finalizar transformamos as cenas de um vídeo em arquivo de impressão.








Na oficina de corte e costura as alunas cortaram e conferiram a molde para as camisetas. Na semana que vem as peças serão finalizadas.









Hoje na oficina de papelaria ensinamos uma encadernação com costura exposta e tiras de couro.






Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Na oficina de audiovisual, hoje nós - alunos da FUMEC - caminhamos mais uma vez pelos becos da favela, pensando e filmando cenas para a construção dos flipbooks. Na próxima aula prepararemos as imagens escolhidas para a impressão.








Na oficina de papelaria ensinamos aos alunos da comunidade a encadernação com costura e cola - capa dura revestida com tecido.














Na oficina de corte e costura as alunas aprenderam a fazer moldes de camiseta e regata. Até a próxima aula as peças estarão finalizadas.











Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



sábado, 16 de maio de 2009

Hoje a oficina de criatividade começou com uma apresentação sobre a importância da cartela de cores dentro de uma coleção.

Logo após, apresentamos uma aula teórica sobre a palavra como imagem, um breve histórico desde o surgimento da escrita e da imprensa, depois das vanguardas modernas até os dias atuais. Apresentamos também uma aula teórica sobre o movimento situacionista – as técnicas de deriva e a psicogeografia (mapeamento subjetivo, cartografia sentimental da cidade).

A atividade prática foi cartografar a favela com palavras recortadas. Os alunos da comunidade preencheram aproximadamente 5 metros de papel com os recortes e desenhos.















Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



sexta-feira, 15 de maio de 2009

Hoje na oficina de audivisual conversamos sobre as origens do cinema e depois caminhamos pelos becos da favela, pensando e filmando as cenas para a construção de flipbooks – próxima etapa, próximo produto.






Na oficina de papelaria, os alunos da comunidade aprenderam duas técnicas de encadernação japonesa: a tradicional (reta) e uma em zig zag. Trouxeram para a aula o dever de casa, que era fazer um carderno (técnica da cola ou borboleta) com uma capa diferente, inusitada, criativa. Tarefa cumprida: o resultado ficou bem interessante.





Na oficina de corte e costura começamos a manusear o overlock e trabalhar melhor os acabamentos. Inicamos também a oficina de modelagem.





Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



domingo, 10 de maio de 2009

POESIA DO INCOMPLETO

(...)os barracos da favela são compostos de fragmentos; a aglomeração de barracos forma labirintos, estes, por sua vez, se desenvolvem pela cidade como rizomas. (de "Estética da ginga", Paola Bereinstein Jacques)

RIZOMAS: estruturas não lineares, horizontais, aleatórias, sem raiz.

Nunca há projeto preliminar para a construção de um barraco. Os materiais recolhidos e reagrupados são o ponto de partida da construção, que vai depender do acaso dos achados, da descoberta de sobras interessantes. (de "Estética da ginga", Paola Bereinstein Jacques)

BRICOLAGEM: cartografar, amontoar heterogêneos. construir com sobras, articular mapas inacabados, vestígios da constução do cotidiano.

(...) o bricoleur nunca vai diretamente a um objetivo ou em direção à totalidade: ele age segundo uma prática fragmentária. (de "Estética da ginga", Paola Bereinstein Jacques)














postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários



sexta-feira, 8 de maio de 2009

Hoje nós, alunos da FUMEC, juntamente com mais duas integrantes do ASAS (que vivem na comunidade), caminhamos pelos becos da favela - treinando um novo olhar - fotografando, desterritorializando.








As oficinas de audiovisual e papelaria não aconteceram, porque a Escola Pe. Guilherme Peters estava fechada para um trabalho de detetização.

A oficina de corte e costura aconteceu como o programado, no atelier da FUMEC.





Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às 0 Comentários