sexta-feira, 24 de abril de 2009

INÍCIO DAS OFICINAS

Hoje nós - alunos da FUMEC - demos início às oficinas de audiovisual, papelaria e corte e costura para a comunidade do Aglomerado da Serra - as duas primeiras ministradas no próprio Aglomerado (Escola Pe. Guilherme Peters) e a última no ateliê de costura da FUMEC.

A oficina de audiovisual começou com uma conversa sobre o cotidiano, sobre as possibilidades e o tema geral proposto: TERRITÓRIOS. Fizemos um breve resumo da história da fotografia, sua invenção, evolução e consequências. Iniciamos e finalizamos a construção de câmeras pinhole (uma para cada aluno). Na próxima aula, dia 8 de maio, caminharemos em grupo pelos becos: fotografando, captando pequenos detalhes, fragmentos da favela.
























A oficina de papelaria começou com a apresentação dos tipos mais conhecidos de encadernação. Fizemos uma introdução rápida ao papiro, pergaminho e papel, até chegar ao livro. Confeccionamos um caderno com costura borboleta e um bloco pequeno com cola. Como tarefa de casa ficou fazer um caderno ou bloco utilizando um material inusitado para capa. A idéia é treinar o olhar, atentar para novas possibilidades.















A oficina de corte e costura já começou nas máquinas industriais. Todas as artesãs se esforçaram e gostaram muito. E com o desempenho em aula, elas concluíram que a prática em casa será fundamental para o avanço nas aulas.














Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial