quarta-feira, 25 de março de 2009

RESUMO DO PROJETO



O projeto ASAS surgiu como projeto de extensão da Universidade FUMEC, coordenado pela professora Natacha Rena, no intuito de capacitar um grupo de alunos da Escola Municipal Pe. Guilherme Peters, pertencente ao Aglomerado da Serra. Em 2007 o projeto começou apenas com a participação de alunos e professores da Universidade FUMEC. Realizamos neste ano uma série de atividades envolvendo processos criativos diversos para iniciar a capacitação do grupo.

Em 2008 vencemos o concurso UniSol/Banco Real e fomos selecionados juntamente com mais 9 projetos, dentre os 212 projetos inscritos em todo o Brasil. Com esta nova parceria pudemos oferecer um grande avanço nos trabalhos, construindo uma oficina de estamparia completa no Aglomerado, além de produzirmos uma coleção de objetos com fortes características do cotidiano da comunidade envolvida. O objetivo geral do projeto é empoderar a comunidade para que ela possa ter autonomia criativa, produtiva e comercial. Ao fim do ano de 2008 aprovamos a continuidade do projeto. Agora iniciaremos outras oficinas profissionalizantes para um número maior de alunos e funcionários da escola: oficina de criatividade, oficina de papelaria, oficina de corte e costura e oficina de bordado e aplicação. Este processo de continuidade garantiu também a construção de novas oficinas e aquisição de equipamentos e materiais.

O principal objetivo deste projeto é alinhado ao Termo de Referência do SEBRAE e pretende “fomentar o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável valorizando a identidade cultural das comunidades e promovendo a geração de renda”. A idéia é propiciar a criação de produtos manufaturados com possibilidade de comercialização em mercados consumidores proeminentes – como feiras e eventos nacionais –, além dos locais com possibilidades de venda de produtos com alto valor agregado. A idéia é que esta comunidade possa iniciar uma rede de sustentabilidade e economia solidária, melhorando sua condição econômica, sua inserção social e diminuindo os índices de violência local.

O projeto tem proporcionado um cruzamento de ações de capacitação, tais como orientação com metodologia específica para trabalhar um reposicionamento subjetivo e criativo do artesão de baixíssima renda perante um novo mercado consumidor mais exigente através: da formação de repertório estético geral e histórico e também de atualização cultural (incluindo tendências na moda, no design e na decoração).

Para a comunidade do Aglomerado da Serra é fundamental a implementação de projetos como este, melhorando sua condição econômica, sua capacidade de inserção social e sua auto-estima. Para a Universidade FUMEC, a participação em projetos de responsabilidade social consolida a atuação de alunos e professores em processos de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma prática relacionada a problemas reais da nossa sociedade.

Marcadores:

postado por Ana C. Bahia às



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial