Sobre...
O Projeto
Os Produtos
Pinholes
Clipping
   Parceiros
FUMEC
UNISOL
Café com Letras
Grampo
Quina
   Arquivos
03.09
04.09
05.09
06.09
07.09
08.09
09.09
10.09
11.09
12.09
01.10
04.10
05.10
06.10
07.10
08.10
09.10
10.10

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Iniciamos este sábado(25/09), as oficinas de capacitação do projeto Asas_aglomeradas. Começamos a tarde apresentando o projeto aglomeradas e explicando o cronograma planejado para os próximos dias de oficina, além disso a aluna de psicologia Fernanda Hott fez uma dinâmica com o grupo.


Depois demos início a ofcina de encadernação, ensinando dois tipos de encadernação, borboleta e japonesa.

O objetivo é que elas usem estes primeiros trabalhos como cadernos de processo criativo, para anotarem suas idéias, desenhos, texturas, pensamentos e colagens. E mais tarde traremos este conteúdo dos cadernos para futuras coleções.


Cada uma escolheu uma capa e linhas para começarem a costurar seu primeiro caderno de processos.

Depois o coordenador Bruno Oliveira iniciou a oficina de criatividade, mostrando referências de diversos artistas e designers, e explicando um pouco como podemos desenvolver a criatividade, e as diferentes formas de expressá-la.


Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Asas na Casa Cláudia!

A revista Casa Cláudia apresentou alguns finalistas do Prêmio Planeta Casa, e nós estamos entre eles, na categoria Ação Social!

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



Confira a matéria sobre o projeto no Jornal da FUMEC

O projeto Asas saiu no Jornal da FUMEC, a matéria fala sobre a nossa participação no documentário da TAL(Televisión America Latina) sobre projetos de Economia Criativa e Geração de Renda nas principais capitais brasileiras. O ASAS foi o escolhido em Belo Horizonte, e o as gravações ocorreram em junho deste ano.

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Divulgação e inscrições na favela...

Sábado, dia 18/09, os alunos integrantes do projeto ASAS, foram para a favela para divulgar as oficinas de capacitação mais uma vez.


A divulgação foi feita pela manhã, passando pela Associação dos moradores da Vila Cafezal, sede do asas_meninas do cafezal, até a savassinha, onde está localizada a sede do asas_bambu e a região próxima a escola Padre Guilherme Peters, sede do asas_aglomeradas.


Já na parte da tarde, após entregarmos os flyers de divulgação com local e hora das incríções, realizamos as incrições na Associação.







Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 1 Comentários



domingo, 19 de setembro de 2010

Projeto ASAS é finalista no Prêmio Planeta Casa


O projeto ASAS está entre os sete finalistas do Prêmio Planeta Casa na categoria Ação Social. Dia 5 de outubro teremos a entrega dos prêmios no MAM em São Paulo.

Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



Finalistas do Prêmio Objeto Brasileiro


Dentre designers, artesãos, associações e intituições, o Prêmio teve 281 inscritos e 398 objetos/projetos de 17 estados do país. O juri foi coodernado por Christiam Ullmann, e teve como jurados Baba Vacaro, Jum Nakao, Mara Gama e Renata Mendes.


Fomos selecionados para a segunda fase na categoria 3 - Ação Sócio-Ambiental!


Esta premiação destacará o melhor da produção contemporânea do design e do artesanato do Brasil. Mais que um abrangente concurso, organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporâneas. O prêmio é um evento bienal e permanente que mobiliza e estimula recursos criativos, torca de ideas e novos contatos.


A entrega dos prêmios será dia 20 de outubro no espaço A CASA museu do objeto brasileiro em São Paulo.


Prêmio Ação Sócio-Ambiental - Primeiro Lugar: valor bruto de R$ 10.000,00 (dez mil reais)
Segundo Lugar: valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)


Link: http://www.acasa.org.br/evento.php?modo=acaocultural&id=99



Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Na noite de segunda-feira, fizemos uma reunião para decidirmos as próximas estratégias de divulgação para a seleção de novos integrantes do projeto. Contornamos algumas situações equivocadas e achamos ótimas soluções para que tenhamos uma boa segunda etapa de seleções no póximo sábado.




Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



domingo, 12 de setembro de 2010

Pausa para almoço

Depois da palestra e das entrevistas, o grupo fez uma pausa para o almoço.



E depois voltamos todos para a segunda bateria do dia, apresentar a palestra e fazer mais entrevistas na parte da tarde, para quem não pode ir pela manhã.

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



Seleção

Após a palestra, começamos as entrevistas para a seleção de artesãs que irão participar das oficinas de capacitação dos projetos.


Os interesados tiveram que escolher o projeto que mais se encaixa ao seu perfil, para fazer as oficinas do mesmo.


Todo o processo foi feito no BH Cidadania, que são parceiros do ASAS, e nos deram todo o apoio para o dia de seleção.

Bolsistas, voluntários, coordenadores, e integrantes do grupo de pesquisa, todos os integrantes do ASAS estiveram presentes, para apresentarem suas oficinas e fazerem as entrevistas.

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



Palestra na favela


Começamos o sábado (11/09) com uma palestra de apresentação para incentivar os ouvintes a participarem das diversas oficinas do projeto ASAS.


A coordenadora do Projeto ASAS, Natacha Rena inicia a palestra fazendo uma breve apresentação do projeto como um todo, e explica as próximas ações do Aglomerdas, Moda e Serra de Bambu.

Marcela Amorim, estudante de Design de Moda, apresenta a oficina de Estamparia do Aglomeradas. A oficina desenvolverá com as artesãs todo o processo de serigrafia, da criação de uma estampa, gravação de tela a impressão da arte final.


A estudante de Design Gráfico, Carolina Rios apresenta a oficina de Encadernação do Aglomeradas, que ensinará diversas técnicas de encadernação artesanal.


Juliana Rocha, estudante de Design de Moda apresenta a oficina de Corte e Costura do projeto Aglomeradas. A oficina ensinará as artesãs a costurar, bordar e fazer moldes para os diversos produtos a serem trabalhados mais tarde.

As estudantes de Design de Moda, Alessandra Teixeira e Nani Rodrigues, apresentam a oficina de produção de moda do projeto Meninas do Cafezal, que inclui curso para modelos, styling e fotografia de moda.


Bruno Oliveira e André Oliveira apresentam a oficina de Produção Gráfica do projeto de moda no cafezal. As oficinas vão ensinar técnicas de impressão alternativas, como stencil, assim como diversas técnicas de colagem, e a criação de materiais para divulgação dos eventos do projeto ASAS , como pôsters e flyers.


A estudante de Design de Interiores, Letícia Matta Machado, explica as oficinas do projeto Serra de Bambu. O projeto visa a criação de produtos de decoração a mobiliários, todos feitos a partir da metéria-prima bambu. Nas oficinas, os participantes irão aprender as diversas etapas para a criacão de um produto, do tratamento do bambu a modelagem.


A integrante do projeto Aglomeradas, Shirley, conta um pouco sobre sua trajetória como artesã, o aprendizado, a experiência, e o retorno que recebe fazendo parte deste grupo.


Shirley e Rafael Barbosa, estudante de Design Gráfico, concluem a e palestra falando um pouco mais sobre os projetos e convidando a todos para se increverem nas oficinas.

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Reunião

Hoje, tivemos uma reunião do ASAS (aglomeradas, moda e bambu). O foco da reunião foi a seleção para as oficinas de capacitação do projeto, que começam dia 25/09.

Desenvolvemos uma ficha de seleção, para nos auxiliar nas entrevistas que acontecem amanhã no BH Cidadania.

Antes do processo de seleção iniciar, a coordenadora do projeto Natacha Rena, irá ministrar uma palestra de apresentação do projeto ASAS, e explicará como irão funcionar as oficinas de capacitação. Dentre elas estão as 3 oficinas do Aglomeradas, que são: estamparia, encadernação e costura e modelagem.



Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



domingo, 5 de setembro de 2010

Reunião na favela



Ontem, tivemos uma reunião com as artesãs no atelie Aglomeradas. Discutimos a nova coleção, corrigimos alguns produtos, e conversamos também sobre o sistema de produção Aglomeradas, e como poderiamos melhora-lo, para que seja mais eficiente e dê resultados ainda melhores.

Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Reunião ASAS aglomeradas

Hoje, tivemos nossa reunião semanal e decidimos várias coisas. Estamos trabalhando em um novo layout para o blog, fazendo as apostilas para as oficinas que serão ministradas na favela, e preparando o lançamento da coleção territórios, que será lançada junto com o novo catálogo ASAS.

Marcadores: ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários



quarta-feira, 1 de setembro de 2010


Hoje, o Atelier Aglomeradas recebeu a visita de Thaís Marques, a responsável pela compra de produtos artesanais da Tok Stok nacional!
Recebemos também a visita do diretor do Projeto Terra, Ricardo Pedroso.

Marcadores: , ,

postado por Carolina Rios às 0 Comentários