Sobre...
O Projeto
Os Produtos
Pinholes
Clipping
   Parceiros
FUMEC
UNISOL
Café com Letras
Grampo
Quina
   Arquivos
03.09
04.09
05.09
06.09
07.09
08.09
09.09
10.09
11.09
12.09
01.10
04.10
05.10
06.10
07.10
08.10
09.10
10.10

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Natacha Rena no Oi Futuro

Ontem, a coordenadora do projeto ASAS, Natacha Rena, apresentou a palestra "Design e Artesanato: Criação Coletiva e Tecnologia Social" no teatro do Oi Futuro, em Belo Horizonte. Segue abaixo, texto sobre a palestrante divulgado no site do Museu das Telecomunicações:
"Arquiteta formada pela UFMG, com doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC - SP, Natacha Rena adota o conceito de design social no sentido de desenvolver processos criativos coletivos que incitem o trabalho colaborativo, resultando na construção de objetos inventivos e com fortes características da identidade local. É uma constante nos projetos, o foco na autonomia criativa e produtiva para que haja um real empoderamento das comunidades."

Marcadores: , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 1 Comentários



domingo, 27 de junho de 2010

O Fim das Filmagens

Último dia de filmagens bastante intenso para as Aglomeradas e alunos do ASAS. Os alunos chegaram ao Aglomerado e os últimos preparativos para as filamgens do dia estavam sendo ajustados. Os produtos seriam filmados em um editorial de fotografia.
Antes disso, a equipe da TAL gravou Schirley e Suzaninha mostrando seus cadernos de processo.
Depois, TAL, alunos do ASAS, Aglomeradas, Natacha Rena e Juliana Pontes se dirigiram para a locação do editorial, a porta da casa da aglomerada Suzaninha.
Lá, os produtos da nova coleção foram fotografados, enquanto a equipe de Wagner Morales registrava tudo. O Sol colaborou no fim da tarde, propiciando uma iluminação linda!
Ainda neste mesmo dia, todos se dirigiram à sede da ACES para a gravação de um clipe com um rap feito exclusivamente para o Projeto ASAS e as Aglomeradas. Os músicos responsáveis pelo rap:
A equipe da TAL se despediu de Belo Horizonte, do ASAS e das Aglomeradas com este visual no início de noite no Aglomerado da Serra. Fica aqui o agradecimento dos participantes do projeto à TAL por esta ótima semana de muito trabalho e realização.

Marcadores: , , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 0 Comentários



O Penúltimo Dia de Filmagens

No seu penúltimo dia de filmagens, a equipe da TAL passou o dia na FUMEC e este foi dividido em três etapas de gravação:
Na parte da manhã, os alunos bolsistas do ASAS foram filmados ministrando uma oficina de estamparia para as Aglomeradas, no ateliê de estamparia da Universidade. Além disto, foram colhidos depoimentos de alguns alunos para serem inseridos no documentário.



Na parte da tarde, a primeira locação foi o ateliê de costura da FUMEC e lá foram gravadas cenas das Aglomeradas fazendo uma oficina de costura e depoimentos de Schirley e Suzaninha.

Neste mesmo dia, ainda forma gravados o depoimento da Coordenadora Natacha Rena e a apresentação do projeto gráfico do catálogo pela aluna Ana C. Bahia e a professora orientadora Juliana Pontes aos outros participantes do projeto.

Marcadores: , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 0 Comentários



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oficina na Escola Integrada

A equipe da TAL, em sua semana de filmagens sobre o Projeto ASAS, registrou também uma oficina de tapetes de retalhos que as Aglomeradas ministraram aos alunos da Escola Municipal Padre Guilherme Peters, para o Programa Escola Integrada, das escolas municipais de Belo Horizonte.

Marcadores: , , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 0 Comentários



A TAL na Quina Galeria

Durante a semana de filmagens, a equipe da TAL foi à Quina Galeria para registrar os produtos das Aglomeradas. A Quina vende alguns produtos e cedeu espaço para que parte do documentário sobre o Projeto ASAS fosse filmado em suas instalações. Neste mesmo dia a equipe se dirigiu à loja Grampo, que também vende a coleção das Aglomeradas.
Wagner Morales e Otávio Pupo fazem uma tomada dos produtos em display de caixas de papelão.

Os proprietários da Quina Galeria e Wagner dando os últimos ajustes.


Marcadores: , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 0 Comentários



domingo, 20 de junho de 2010

A Finalização do Aquário

Segunda-feira foi o dia de dar os últimos retoques no nosso aquário de reuniões para a chegada da TAL e nosso uso constante é claro!
As prateleiras ganharam mais livros relacionados com os temas abordados no projeto: design, artesanato, entre outros.

Juliana Pontes e a coordenadora Natacha Rena escreveram a giz na parede o organograma que mostra o funcionamento dos projetos da Fumec no Aglomerado da Serra daqui pra frente.


Canecas para todos os bolsistas, para que não gastemos copos de plástico nas reuniões, sempre pensando em sustentabilidade.

Uma parte com produtos das Aglomeradas. Esta fica bem em frente à porta de entrada.

O vidro da parte frontal ganhou um plotter com um mapa do Aglomerado da Serra e outros bairros de Belo Horizonte, onde se encontram os parceiros do Projeto ASAS, como a Quina Galeria e a Grampo.


Agora sim está tudo pronto e o ambiente está muito mais agradável e a cara do ASAS!

Marcadores: , , , , , , ,

postado por Nani Rodrigues às 0 Comentários



terça-feira, 15 de junho de 2010

Apresentação da coleção Savassi Festival



Hoje as Aglomeradas apresentaram a coleção desenvolvida para o Savassi Festival, à convite do Bruno Golgher (Café com Letras). A reunião foi filmada pela equipe do diretor Wagner Morales e fará parte do documentário sobre o projeto, parte de uma série sobre projetos sociais da TAL e da TV BRASIL.

Marcadores: , , ,

postado por bruno o. às 0 Comentários



domingo, 13 de junho de 2010

O Antes e o Depois

O aquário é a sala de reuniões que o Projeto ASAS tem usado na Universidade FUMEC. Neste sábado, os bolsistas e a coordenadora do projeto Natacha Rena, se juntaram para fazer uma mini reforma no espaço. Este é o antes:
Durante: arrasta as coisas pra lá, tira os objetos dali, isola ali com fita crepe, organiza e dá nome pras plantinhas, separa uns livros, pinta aqui e ali também, suja a roupa de tinta, ri de tudo, tira a poeira dali de cima... e por aí vai!







Depois: A equipe teve trabalho para deixar tudo "um brinco" e com a cara do ASAS. Mas o dia de mutirão foi muito divertido e todos estão mega orgulhosos e felizes com o resultado! As prateleiras ganharam plantas de verdade, além de livros de design e produtos das Aglomeradas e a parede foi pintada com tinta de lousa. Já tá todo mundo louco pra escrever com giz! Só falta agora uma surpresinha final para que as mudanças sejam concluídas! Aguardem!


Marcadores: , ,

postado por Nani Rodrigues às 1 Comentários